Use o LinkedIN a seu favor e faça muitos negócios

Não precisamos ficar falando muito sobre o potencial que as redes sociais tem para ampliar suas conexões. Encontramos facilmente pessoas que fizeram parte da nossa infância, adolescência, colegas de trabalho que não falamos a anos. Cada uma das redes possui suas características e essa premissa é muito importante para que você possa extrair o máximo de possibilidades de cada uma.

O LinkedIN surgiu no final de 2002 e a plataforma foi lançada em meados de 2003. Desde então seu crescimento tem apresentado taxas bem contínuas de crescimento diferentes de outras redes que flutuam muito. Hoje já são mais de 300 milhões de usuários no mundo e, grande maioria dos casos, com foco profissional. Se apresentar profissionalmente é o foco do LinkedIN. Se a pessoa quer postar fotos tem o Instagram, novidades a todo instante existe o Twitter, dizer sua localização pode utilizar o Foursquare/Swarm mas em nenhuma das situações anteriores deve utilizar o LinkedIN, prioritariamente.

Quero compartilhar algumas dicas interessantes para você melhorar sua utilização nessa rede:

 

  1. Seu perfil é profissional

É muito importante lembrar disso porque encontramos pessoas com perfil desatualizado, fotos num barzinho ou na praia. Eu posso afirmar que qualquer empresa com um mínimo de controle estratégico não contrata ninguém sem dar uma vasculhada nas redes sociais. Então é muito importante ter informações atualizadas e com critério no LinkedIN. Os profissionais de RH estão a cada dia passando mais e mais horas dentro da rede buscando conhecer mais seus futuros e atuais colaboradores.

Coloque uma foto legal, bem tirada e com uma postura mais formal. Apresente seu Curriculum Vitae de forma diferente e mais detalhada (hoje um CV não pode ser um jornal!). Não esqueça de apresentar suas habilidades para que as pessoas consigam conhecer um pouco mais de você.

 

  1. Foco no relacionamento

O LinkedIN facilita muito você encontrar profissionais em áreas do seu interesse. Em nosso ramo de tecnologia, principalmente no ecossistema de Startups, montar networking e reuniões tem sido muito rápido na rede. Você planeja localizar as pessoas que deseja e pronto. Voilà!

 

  1. É muito mais fácil que você pensa

Algumas pessoas comentam que acham complicado utilizar o LinkedIN. Como tudo nos meios de tecnologia basta você utilizar um pouco e realmente vai perceber que não existe essa dificuldade. Dedique alguns minutos diários a conhecer mais, buscar pessoas, participar de grupos, escrever seus comentários. Lembre-se: É uma rede para negócios. Não é o local apropriado para falar de futebol ou política, por exemplo (a menos que seja para negócios).

 

  1. É menos formal do que você pensa

Fiz muitos testes com meus sócios principalmente no segundo semestre de 2014 para localizar pessoas do nosso interesse. Todas, repito, todas empresas que tentei contactar para negócios fui bem sucedido. Sempre encontrei a pessoa certa ou alguém que me indicasse quem era a pessoa certa em empresas dos mais diferentes portes. Aproveito para completar que o tempo de resposta foi mínimo. Esse é o ponto a seguir…

 

  1. Frequência de uso

Da mesma forma que você utiliza o Facebook ou Instagram com frequência, organize seu tempo para dedicar alguns minutos ao LinkedIN. Você vai perceber que a troca de informação e a possibilidade de se conectar a pessoas de seu interesse vai aumentar. Naturalmente seu período dentro do site vai crescer gradualmente.

 

  1. Honestidade é a alma do SEU negócio

Você é seu próprio negócio. É necessário lembrar disso pois muita gente quer falar o que não faz e ser o que não é. Seu perfil no LinkedIN é a sua extensão do ambiente profissional. Como falei nos tópicos anteriores tem muita gente pesquisando profissionais continuamente. Cuidado para não vender sua imagem de forma errada. Por isso costumo dizer que honestidade deve vir a frente de qualquer negócio.

 

Até a próxima semana e deixe seus comentários, sugestões ou críticas sobre meus artigos. Será um prazer trocar ideias com você.

No comments
Share:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *