Thiago Nigro “Primo Rico” conversa com Vinnie de Oliveira

Fala galera!

Escrevi esse artigo relembrando alguns trechos sobre a palestra do Thiago Nigro, eu o entrevistei no dia 2 de outubro de 2019, trago essas palavras, nesse momento difícil que passamos em 2020 e que continua nos assombrando em 2021.

 

No livro “Do Mil ao Milhão: Sem Cortar o Cafezinho”. Thiago Nigro fala dos três pilares do investimento, que se trata de rentabilidade, risco e oportunidade. O principal ponto da sua palestra é falar sobre o fato de que nós brasileiros não somos educados para fazer investimentos. Nós somos educados para simplesmente pegar o dinheiro, deixar na poupança parado sem precisar pensar. Com a queda da taxa selic, abaixo de 4%, quem está com dinheiro na poupança está pagando ao banco para guardar o seu dinheiro e está se corroendo.

Hoje em dia as pessoas não buscam estudar sobre finanças, não querem ler, não querem fazer investimentos e pensam que continua tudo da mesma maneira. E se você quiser ter longevidade nos seus negócios você precisa de planejamento financeiro, precisa se organizar, ter uma estruturação. Como é que você vai fazer investimento, vai abrir um negócio sem ter um mínimo de capital? Não existe isso de você abrir um negócio totalmente sem dinheiro! Óbvio, vão ter exceções. “Ah, um cara que é analfabeto ficou bilionário”. Sim, acontece! É um caso em 239 milhões. É muito mais sensato pessoas com informações alcançarem o sucesso financeiro e o sucesso como um todo.

Identifico muitas passagens e ensinamentos do Thiago Nigro com meu livro: Economia Criativa 4.0. O empreendedor e todos nós precisamos ter uma visão empreendedora, atitude empreendedora. A partir do momento em que você se empenha, você chega para fazer acontecer. E para você se preparar você precisa estar organizado financeiramente. Thiago Nigro comenta que algo muito importante é que, não adianta você investir se você tiver dívidas. Então é muito mais importante você correr para pagar suas dívidas do que querer iniciar o investimento e deixar as dívidas de lado. Os juros são sempre muito maiores do que o resultado que você vai ter no seus investimentos. Óbvio que existem algumas aplicações que têm maior rentabilidade, mas o risco também é muito alto. Bitcoin é um exemplo disso, quem investiu pouco em janeiro de 2020 chegou em dezembro de 2020 com um grande resultado. O crescimento foi muito grande. Agora, também, por exemplo, ontem (12/01/2021) teve uma queda de quase 30 pontos. O risco é muito alto e nem todo mundo tem estômago para aguentar isso. É muito importante preparar a sua cabeça para que você precise enfrentar os desafios desse momento tão tumultuado da humanidade.

O livro se trata disso, você precisa se preparar, você precisa preparar a sua cabeça e o seu coração para enfrentar tudo isso, a tecnologia é um meio, marketing digital, é um meio. Não se ganha dinheiro com marketing digital, ele traz ferramentas para você ganhar dinheiro. Se você não tiver um modelo de negócio bem definido, seja ele qual for, você não vai ganhar dinheiro algum.

No comments
Share:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *