Instagram está excluindo contas que fizeram besteira

Se você é um frequente usuário do Instagram, sem dúvidas já percebeu que suas publicações andam recebendo menos visualizações nos últimos meses. Recentemente, a plataforma fez uma série de reajustes em suas políticas, deixando os compradores de fama com os dias contados!

Essas mudanças basicamente aumentaram o controle de entrega de conteúdo do Instagram, diminuindo drasticamente o alcance de cada postagem. Ou seja, se você possui 8.000 seguidores, apenas uma parte deles receberá a sua postagem.

Por mais que isso pareça algo novo, ou até mesmo desrespeitoso com o usuário, saiba que muitas plataformas já usam esse modelo, como por exemplo, o próprio Facebook.

O Instagram lançou um pronunciamento explicando o motivo das mudanças recentes nas Diretrizes da Comunidade e nos Termos de Uso, afirmando que o principal motivo dessas alterações é proporcionar interações genuínas para o usuário e assegurar que essa experiência não seja interrompida por uma audiência artificial.

Dessa forma, a plataforma desenvolveu ferramentas de machine learning, uma máquina capaz de analisar uma série de dados rapidamente e, ao final, gerar resultados bem precisos em uma enorme escala.

Esse tipo de ação tomada pelas empresas de mídias sociais surgiram como tendência para barrar a grande enxurrada de perfis falsos nas plataformas, além de amenizar a atuação de ferramentas de automação, como o Bume, Postgrain, Perforgram e outros conhecidos de quem usa o Instagram para vendas online.

Como isso pode impactar no Marketing Digital dentro da plataforma?

As mudanças implementadas nas políticas do Instagram tendem sim a provocar profundas alterações nos meios de divulgação de produtos e vendas na plataforma. Porém, assim como qualquer empresa, empreendedores digitais precisam estar aptos a uma constante adaptação ao mercado.

Isso significa que a forma de divulgar sua imagem e seus produtos tendem a sofrer algumas mudanças, já que certas estratégias irão perder o seu potencial. Porém, na mesma medida, novas formas de gerar seguidores e divulgação para o seu produto devem surgir e funcionar até mesmo melhor do que as alternativas que temos hoje em dia.

Uma dessas estratégias são as ferramentas de impulsionamento do próprio Instagram, bem semelhante às do Facebook, onde você paga a plataforma para divulgar seus posts para clientes em potencial, perfis que apresentam uma aceitação melhor para o seu conteúdo e que, consequentemente, possuem uma chance maior de comprar o seu produto.

Além disso, aquelas famosas fotos “patrocinadas” tendem a cair em desuso nos próximos meses, já que não terão mais tanto alcance quanto antes. Portanto, essa mudança irá, além de gerar mais renda para a própria plataforma, ampliar a precisão do Marketing Digital dentro do Instagram.

Quais as principais consequências para os usuários?

Apesar das novas medidas serem uma forma de garantir a autenticidade da plataforma e melhorar o relacionamento entre os próprios usuários, nem todos ficarão felizes com essas mudanças.

Se a empresa teve que chegar ao ponto de deixar suas políticas mais rigorosas por causa da criação de perfis fakes e falsas curtidas, além das ferramentas de automação, isso significa que o Instagram gira, praticamente, em torno da quantidade de engajamento que o perfil possui.

Podemos pensar da seguinte forma: quanto mais seguidores eu tenho, mais pessoas irão conhecer os meus produtos, principalmente por intermédio das pessoas que já acompanham o meu trabalho.

Sendo assim, o status simbólico de confiança que a sua quantidade de seguidores gera pode ser bastante afetada, já que a sua popularidade é medida pela quantidade de pessoas que te seguem e, ainda mais importante, que interagem com as suas publicações.

Porém, também existe aquela grande parte dos usuários que estão na plataforma apenas para criar relações com outros usuários, e que podem acabar sendo alvos de campanhas de Marketing Digital e venda de produtos.

A boa notícia é que, se você gosta de comprar coisas pela internet, sua hora chegou. Com o passar do tempo, esse movimento tende apenas a aumentar! O mercado de investimentos pessoais e de fintechs são áreas que andam sendo bastante desenvolvidas no Brasil, ainda bastante jovem nesse meio.

Porém, a má notícia é que, assim como qualquer área do mercado em ascensão, existe a possibilidade de fraudes e golpes. Portanto, não pense que é só porque a venda ocorre na internet que você está seguro de pessoas agindo de má fé, pois não é bem assim.

Como avaliar a autenticidade das empresas que vendem através do Instagram e saber se elas são confiáveis!

É importante lembrar também que, mesmo que você não confie em realizar compras online por causa desse tipo de situação, dê uma chance para esse novo mercado, pois ele pode ser muito bom para você.

Fraudes acontecem em qualquer meio, como já falei, pois existem pessoas de má fé em qualquer lugar. Para te ajudar e driblar esses problemas e garantir a autenticidade dessas empresas online, aqui vão algumas dicas bastante importantes para você:

  1. Visite e analise o perfil da empresa

Por mais simples que essa dica possa parecer, é bastante importante que você visite o perfil das empresas antes de comprar algum produto.

Qual a quantidade de seguidores que ela possui? Ela atua em outros mercados? Quais os outros meios de vender que ela possui? Essa empresa tem um site próprio, onde expõe os seus produtos? Nas postagens, possuem muitos clientes satisfeitos?

Essas são algumas perguntas que você deve se fazer ao analisar o perfil da empresa. Como o Marketing Digital no Instagram gira em torno do engajamento cliente-empresa, acompanhar os comentários das fotos publicadas pelo empreendimento é uma boa forma de se sentir mais seguro na hora da compra.

  • Veja quais são os outros meios que a empresa realiza suas vendas

Uma empresa que usa apenas o Instagram como plataforma de venda é bastante suspeita, não?

Procure quais são os outros meios de divulgação que esse empreendimento possui, podendo ser eles uma página no Facebook, um site próprio, canais no Youtube ou até mesmo contas no Mercado Livre.

Uma empresa profissional possui, geralmente, uma grande estrutura para conseguir ampliar suas vendas, onde passam a atuar cada vez com mais presença no mercado.

  • Procure referências do produto

Se for o caso, tente entrar em contato com pessoas que já compraram o serviço que a empresa está oferecendo para você. Essa medida pode ser também uma forma de ”desmistificar” o mercado digital para você que não conhece muito sobre vendas online.

Como impulsionar suas publicações no Instagram

Você tem alguma ideia da quantidade de público que recebe suas publicações no Instagram? Muitas vezes esse número não passa de 10% dos seguidores! Ou seja, se você possui 8.000 seguidores, cerca de 800 deles irão receber o anúncio da sua empresa por meio de seus posts.

Eu sei que é uma quantidade assustadora, mas a própria plataforma disponibiliza meios eficazes para que mais pessoas vejam o seu anúncio, os impulsionadores de publicação.

Ele funciona como um empurrãozinho para quem quer que clientes em potencial, ou seja, o público-alvo da sua empresa, tenham um maior contato com o seu conteúdo.

Sendo assim, além de mostrar o seu produto para mais pessoas, a ferramenta envia suas publicações principalmente para quem tem mais chance de querer o seu serviço.

Essa ferramenta é bastante importante para quem deseja anunciar seus produtos na rede social e, com certeza, deve ser usada para expandir o seu negócio. Usar esse mecanismo é bem simples:

  1. Acesse a publicação que você deseja impulsionar.
  2. Clique em “promover”.
  3. Configure as opções de audiência que mais se encaixam com a demanda do seu negócio, ou seja, o seu público-alvo.
  4. Selecione o orçamento que você deseja investir e a duração dessa campanha, ou seja o tempo que essa publicação deverá permanecer impulsionada.
  5. Por fim, escolha como você deseja pagar, e sua publicação estará prontinha para ser impulsionada!

O grande ponto é que essa ferramenta deixa a sua postagem bem destacada para os perfis que seguem as configurações que você colocou na ferramenta, aumentando bastante a quantidade de visitas no seu site e no seu perfil.

Além disso, você pode acompanhar todas as métricas da sua publicação, podendo ajustar se algo não estiver saindo como você pensou. Para te ajudar a fazer essas alterações, a ferramenta disponibiliza relatórios sobre o engajamento dos seus anúncios.

Como eu sempre digo, não tem como caminhar em direção ao sucesso sem antes fazer um grande estudo sobre o assunto e definir metas que sejam parceiras em nossa caminhada. Esses relatórios devem ser usados para serem nossas pernas e nossos olhos, nos direcionando para o caminho certo na divulgação da nossa imagem.

Conquistando seguidores de verdade no Instagram

Para resumir toda essa conversa, o que o Instagram quer é que você tenha seguidores reais e fieis ao seu perfil. Não preciso nem dizer que essa é a melhor forma de alavancar o seu negócio, não é?

Por isso, saber aumentar o tráfego orgânico da sua empresa através das ferramentas disponíveis na plataforma pode ser um excelente investimento, principalmente para quem está começando nesse crescente mercado.

No comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *