Economizar energia da empresa: a tecnologia ajuda!

energia sustentável como economizar energia da empresa painel solar

Embora você acredite que economizar energia elétrica não é uma das prioridades da sua empresa no momento, as tarifas estão cada vez mais caras e podem trazer um grande prejuízo com o passar do tempo.

Buscando formas de se adaptar a essas mudanças, o mercado atual possui um monte de novas medidas e tecnologias que podem aumentar a eficiência energética da sua empresa e gastar menos energia.

O consumo sustentável dos recursos naturais do nosso planeta é um tema que está cada vez mais em alta, sendo um dos grandes alvos de atenção atualmente.

Assim, a tecnologia é uma das maiores aliadas que temos nessa luta, afinal, as novidades desenvolvidas com o objetivo de economizar energia elétrica podem agregar mudanças bastante positivas para o meio ambiente.

Para início de conversa, a atitude de diminuir os gastos de energia elétrica da sua empresa podem ser bem favoráveis ao bolso do empreendedor, afinal, a empresa pode ganhar bastante dinheiro simplesmente deixando de gastar.

Por mais que seja uma lógica simples, é muito comum que as pessoas não saibam como colocar em prática essas medidas, principalmente aquelas que exigem um alto investimento.

No entanto, você pode optar por outras formas mais baratas de economizar energia. Através de uma simples mudança de hábitos entres os colaboradores que atuam na empresa pode mudar drasticamente o valor das contas de luz.

Leia também: Revolução 4.0: Como será a tecnologia do futuro?

Estudo de Modalidades Tarifárias

Modalidades tarifárias são aquelas tarifas aplicáveis às componentes de consumo de energia elétrica. Resumidamente, existem dois grandes grupos a respeitos das modalidades tarifárias do Brasil:

  • Grupo A: consumidores atendidos em alta tensão, tipicamente relacionados às indústrias e grandes complexos comerciais;
  • Grupo B: consumidores atendidos em baixa tensão, frequentemente composto por residências, lojas, pela maioria dos edifícios comerciais e também por imóveis rurais.

Assim, a partir da análise realizada por consultores em eficiência energética, como engenheiros, eletricistas ou eletrotécnicos, as empresas conseguem economizar bastante nas suas contas de energia.

Segundo o especialista Anderson Alexandre, CEO da World Elétrica, é possível realizar ajustes nas contas de energia através do estudo de modalidades tarifárias.

Portanto, aqueles empreendedores que possuem comércios de pequeno porte, conseguem contratar planos tarifários diferenciados na concessionária de energia, trazendo economias bastante significativas.

Existem alguns equipamentos bem específicos para a análise de energia do consumidor, capaz de tirar um “raio-x” de todo o sistema elétrico da empresa. A partir disso, é possível coletar dados que indicam, por exemplo, qual é a modalidade tarifária mais indicada para a sua empresa, de forma que economize mais energia.

Não apenas isso, mas até mesmo as médias e grandes empresas conseguem adotar uma série de medidas para economizar energia, como mostrarei daqui a pouco.

O que temos mais escutado na mídia tem sido a utilização de Energia Solar, sistemas OnGrid, entre outras tantas possibilidades. Essa busca por eficiência e redução de custos é essencial para melhoria dos resultados financeiros de qualquer negócio.

Novas tecnologias para economizar energia da sua empresa

Os constantes aumentos e reajustes de energia acabam impactando diretamente no orçamento da empresa, principalmente quando não é utilizada de forma consciente.

Além disso, o impacto ambiental do uso indiscriminado de energia é gigantesco. Além de afetar o consumo de água pelas hidrelétricas, a escassez de energia obriga a utilização de combustíveis fósseis, como o carvão. Portanto, nenhuma das duas opções são agradáveis ao nosso planeta.

Assim, chamamos de tecnologias EcoSmart inovações que possuem como objetivo principal a economia de recursos naturais, principalmente de água e energia elétrica.

Podemos citar como exemplo dessas tecnologias:

  • Equipamentos que ajudam a economizar água e energia;
  • Tecnologias inteligentes que possibilitam o controle de desperdício;
  • Máquinas de reciclagem.

Assim, além de contribuir para um mundo mais sustentável, economiza energia da sua empresa causa uma enorme redução de custos com tarifas de luz.

Atendendo a essa importante demanda, diversas empresas têm trabalhado com o objetivo de revolucionar o mercado energético, com equipamentos que facilitam (e muito) a economia de energia elétrica das empresas.

Regen Energy – EnviroGrid

Os pesquisadores da empresa Regen Energy desenvolveram um equipamento chamado EnviroGrid, capaz de gerenciar todos os gastos com a eletricidade. Portanto, o produto possui o objetivo principal de distribuir a energia elétrica da sua empresa de maneira inteligente.

Time Energy – Aplicativo de celular para economizar energia

Em um projeto financiado pela CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz), a startup Time Energy está desenvolvendo um aplicativo de celular capaz de interpretar as informações coletadas da rede elétrica.

Assim, o software não irá mostrar apenas o consumo de energia em tempo real, mas também mostrará dicas de como o consumidor pode economizar.

Esse aplicativo poderá ser usado tanto em casas como nas empresas, possuindo um valor por volta de 400 reais, segundo Leandro Pereira, gerente de pesquisa e desenvolvimento da Time Energy.

Portanto enquanto esse aplicativo não é lançado para o mercado, resolvi separar algumas dicas para que você consiga economizar energia na sua empresa. Assim, listei 5 medidas que podem ser instaladas hoje mesmo no seu empreendimento e reduzir imediatamente os custos com energia!

Leia também: Computador Quântico: O que o futuro nos aguarda?

5 formas de economizar energia da empresa

energia sustentável como economizar energia da empresa painel solar

1. Prefira as lâmpadas LED

As lâmpadas LED são incríveis quando falamos de economizar energia, afinal, elas duram muito mais e gastam menos energia. Assim, podemos dizer que as lâmpadas LED contribuem com a sua empresa de 3 formas:

  • Sustentabilidade;
  • Durabilidade;
  • Economia.

O custo benefício dessa tecnologia é impressionante. Além de possuir uma durabilidade/desempenho muito superior quando comparadas com as lâmpadas incandescentes, consomem menos energia. Dessa forma, é possível economizar uma fortuna com as contas de luz.

As lâmpadas incandescentes comuns possuem um grande problema: apenas 10% de toda a energia que recebem são transformadas em luz.

Assim, todo o resto dessa energia vira calor. Muito pelo contrário, é possível perceber que as lâmpadas LED gastam 40% menos energia do que as incandescentes, além de não produzirem calor.

Dessa forma, é possível economizar até mesmo com o sistema de refrigeração da empresa.

Embora sejam um pouco mais caras que as lâmpadas incandescentes e fluorescentes, a economia de energia é impressionante.

Portanto, tenho certeza de que, em pouco tempo, sua empresa conseguiria “pagar” por essa tecnologia apenas economizando e usufruindo de seus benefícios.

2. Elimine aparelhos e equipamentos ultrapassados

É bem notável que os equipamentos antigos não tinham como um dos principais objetivos economizar energia. Por isso, aqueles aparelhos ultrapassados e que não passam por uma revisão há muito tempo podem ser os grandes vilões das suas contas de energia.

Além de aumentar a produtividade e modernizar a sua empresa, novos equipamentos estão cada vez mais focados em serem eficientes e econômicos – exatamente o que precisamos.

Portanto, recomendo que você procure por equipamentos que possuem o Selo Procel de Economia de Energia. Ele irá identificar se o produto consome menos energia.

Outro problema pode ser o planejamento arcaico nas instalações elétricas do edifício. Nesse caso, é importante lembrar que um profissional da área é fundamental.

No entanto, posso adiantar que essas falhas podem influenciar (e muito) no desempenho das máquinas. Dessa forma, diminuem a produtividade e a vida útil do equipamento e aumentando os gastos de energia.

3. Invista em painéis solares

Destacando os conceitos de sustentabilidade e economia de energia, o investimento em painéis solares pode ser uma ótima alternativa para a sua empresa.

Além de ser uma fonte de energia renovável, através do sol, a captação de calor é capaz de suprir grande parte da demanda de uma companhia.

Embora seja pouco utilizada no Brasil, acredito que os painéis fotovoltaicos serão uma das fontes de energia que irá assegurar o abastecimento de grande parte do país no futuro.

O grande problema da aquisição de painéis solares como meio de economizar energia é o grande investimento inicial. Apesar de ser bastante eficaz para a construção de uma estrutura autossuficiente, muitas empresas não estão dispostas a arcar com esses gastos.

No entanto, saiba que os painéis solares agregam um grande valor à sua empresa. Além dos benefícios citados acima, podemos citar também:

  • Possui uma durabilidade enorme, sendo calculada a sua vida útil de no mínimo 25 anos;
  • Redução de custos e aumento da eficiência energética;
  • Não requer muitas manutenções, tornando gastos adicionais quase inexistentes;
  • Agrega um grande valor ao imóvel, afinal, os painéis solares são tecnologias de ponta e que ajudam bastante na economia da empresa;
  • Credibilidade à sua marca pelo uso de energia renovável;
  • Acesso a incentivos e subsídios governamentais.

Além disso, os painéis solares são uma ótima forma de lidar com crises econômicas e com os abusivos ajustes nas tarifas energéticas das concessionárias de energia.

Segundo uma norma do governo que entrou em vigor em 2012, é possível o abatimento de créditos da conta de energia da sua empresa. Assim, toda a energia solar que foi gerada pode ser transformada em créditos, descontando na fatura de energia.

4. Pequenas revisões no ambiente de trabalho

Fazer revisões no ambiente de trabalho da sua empresa, junto a um profissional, é uma excelente forma de economizar energia.

O simples ato de pintar as paredes com tinta clara promove uma melhor iluminação no ambiente, dispensando a luz elétrica em alguns horários do dia. Móveis com uma tonalidade mais clara também são uma opção.

Além disso, você pode tomar algumas medidas que reduzam o gasto de energia elétrica:

  • Observar a disposição dos equipamentos;
  • Utilizar sensores de presença, responsáveis por acender e desligar as luzes conforme necessidade;
  • Fazer uma revisão do projeto luminotécnico da empresa com o objetivo de melhorar o posicionamento das lâmpadas pela área de produção;
  • Tenha uma circulação de ar eficiente. Dessa forma, é possível economizar gastos com o sistema de refrigeração e aquecimento.

Podem parecer simples mudanças, mas fazem uma diferença enorme nos custos de energia elétrica no final do mês.

Os sensores de presença, em especial, é uma tecnologia essencial em qualquer empresa que queira gastar menos energia.

5. Evite atividades durante o horário de pico de consumo de energia elétrica

Por volta das 17 e 22 horas, recomendo que você diminua as atividades da sua empresa que envolvam o consumo de energia.

Caso ainda não saiba, é justamente durante esse intervalo que ocorre o horário de pico de energia, momento em que o país atinge o auge em gasto de energia no dia. Assim, é bastante comum que o preço das tarifas de energia seja elevado durante esse horário.

Isso acontece, pois é o período do dia que as pessoas estão chegando do serviço. Dessa forma, realizam atividades que consomem uma grande quantidade de energia, como o banho e até mesmo a TV e outras maneiras de entretenimento.

Portanto, se for possível para o seu negócio adaptar os horários de funcionamento, ou pelo menos de alguns funcionários, tenho certeza de que essa é uma ótima maneira de economizar energia da sua empresa e diminuir o preço da conta de luz no final do mês.

Busque assessoria de profissionais da área que poderão ajudar a economizar energia na sua empresa

Através de consultorias com empresas especializadas no ramo, você possui uma segurança muito maior na hora de fazer investimentos para economizar energia da sua empresa.

Esses profissionais conseguem identificar vazões, picos de consumo e até mesmo falhas no seu planejamento elétrico. Assim, surge um leque muito maior de possibilidades para a redução dos gastos de energia elétrica.

Por isso, acredito que o estudo de um profissional da área na sua empresa é também uma excelente forma de economizar gastos e investir na sua empresa.

A partir do momento que possuímos a atitude empreendedora de buscar novas formas de economizar energia a médio e longo prazo, é realmente possível ter ganhos enormes com essa simples atitude.

World Elétrica – especialistas em Modalidade Tarifária

Durante minhas pesquisas sobre este assunto encontrei um trabalho muito legal sendo realizado pela World Elétrica. Anderson Alexandre e sua equipe realizam treinamentos online sobre o assunto. Quem busca conhecimento mais técnico (como profissionais da Engenharia Elétrica, Eletrotécnica, Eletricistas) podem se aproximar deste e de outros conteúdos online sobre o tema.

O mais importante é a preocupação com clientes que possam se favorecer deste tipo de consultoria. Nós, leigos em questões técnicas, precisamos de pessoas ou empresas que realmente desejem nos ajudar. Cada um domina sua área, correto?

Te agradeço muito por ter chegado até aqui. Espero que este como outros conteúdos possam estar te ajudando de alguma forma. O importante é que criemos uma rede de pessoas que realmente buscam informação com qualidade. Espero te ajudar!

Aproveito para te convidar a estar conosco também em nossas redes sociais. Estamos no Youtube, LinkedIN, Facebook e Instagram. Dá uma passadinha lá, deixe seus comentários e nos siga. Sua colaboração é muito importante.

Forte abraço e #VamosEmFrente

 

No comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *