Supermercados online: A nova forma de consumir sem sair de casa

supermercados online mercado online como comprar pela internet

Não é nenhuma novidade que todos os setores da nossa sociedade estão sofrendo um impacto enorme durante o avanço do comércio eletrônico, como é o caso dos supermercados online.

Durante alguns anos, a internet gerava uma enorme quantidade de dúvidas quando se tratava de compras e vendas. No entanto, por mais que o ambiente fosse considerado “inseguro”, a enorme lucratividade falou mais alto.

Sem dúvidas, um dos nichos que mais rápido se adaptou a essa nova forma de negócio foi o turismo. Hoje em dia, já é muito comum possibilidade de comprar passagens aéreas pela internet.

Dessa forma, todo aquele processo de ir até uma agência, passar horas planejando a viajem e procurando as formas mais baratas turismo já não é mais uma prática comum.

Essas mudanças acontecem, pois nos dias de hoje, o ser humano busca desesperadamente por praticidade. Portanto, nesse quesito a internet é a melhor opção.

Contudo, não pense que essa é a única área que se desenvolveu. O mercado digital está tão difundido que até mesmo nossas atividades mais cotidianas agora podem ser feitas pela internet.

Bem, se você viu o título, com certeza sabe do que estou falando: a incrível possibilidade de fazer suas compras através dos Supermercados Online!

Tenho que confessar, eu definitivamente não sou um fã de supermercados. Sem dúvidas, essa é uma daquelas atividades que estão na minha lista negra de afazeres do dia a dia.

Somente a ideia de escolher procurar produtos entre as prateleiras, enfrentar filas enormes e saber que em poucos dias essa rotina irá se repetir já me dá um arrepio.

Para a nossa sorte, os supermercados online estão crescendo cada vez mais e prometem fazer grandes mudanças nas formas de comércio online.

Como funcionam os Supermercados Online?

Eu concordo plenamente com você, nunca pensei que seria possível fazer minha compra do mês através da internet. Só de ouvir falar que podemos comprar carnes e verduras através de um site já me deixava meio confuso.

Porém, os supermercados online já são uma realidade e particularmente adorei essa ideia. Caso você ainda não saiba, esse modelo de negócios já existe a bastante tempo em diversos países pelo mundo, embora ainda seja uma novidade para nós, brasileiros.

Mesmo que a gente ainda considere os supermercados online como a “última moda do momento”, saiba que 15% dos brasileiros já fazem compras através desses sites.

Dessa forma, os grandes varejistas não poderiam deixar essa oportunidade de lado. As redes de supermercado Extra, Wal-Mart e Carrefour, por exemplo, já são adeptas às mudanças e possuem seus supermercados digitais.

O processo de compras é bastante simples. Os produtos costumam ser separados por categorias, desde açougue e panificação até produtos de limpeza.

Além disso, os valores e especificações de cada produto são fornecidos pela empresa, proporcionando ao cliente uma enorme praticidade na hora de fazer cotações.

Portanto, basta que o cliente faça um cadastro na loja, escolha os melhores produtos e adicione ao carrinho virtual para efetuar a compra.

Ao fim do processo, é claro, é necessário que você selecione o endereço de entrega e qual será a forma de pagamento.

O prazo de entrega, como você deve imaginar, costuma ser bem rápido. Esses detalhes adicionais são discutidos na hora da compra, juntamente com a empresa.

Em outros casos, você pode solicitar ao supermercado online a retirada no próprio comércio.

Assim, conseguimos economizar um enorme tempo durante o nosso dia. Quem já passou horas em uma fila de supermercado nos fins de semana sabe bem do que estou falando.

Tendências para os Supermercados Online

Acredito que os supermercados online irão provocar grandes mudanças em nossas vidas e revolucionar completamente a forma como compramos.

Portanto, destaco quatro tendências para esse novo modelo de negócios:

Conveniência: Sem dúvidas, esse é o principal benefício que os supermercados online proporcionam ao consumidor. Ao impulsionar a aceitação do consumo online, independente da modalidade, o cliente possui uma vida muito mais prática, evitando filas, a possibilidade de não ter o produto de preferência e até mesmo o estresse que pode ocorrer durante o processo.

Sustentabilidade: As sacolinhas de plástico sempre foram motivo de discussão entre empresas e consumidores, grande parte devido à conscientização dos desfavores que podem causar ao meio ambiente. Dessa forma, fica muito mais fácil selecionar as marcas que estão agindo de maneira sustentável.

Serviços personalizados e exclusivos: O grande destaque entre as empresas será a forma com a jornada do consumidor é cumprida. Assim, a customização de produtos e entrega se tornará algo cada vez mais importante para as empresas, afinal, não precisamos mais frequentar um supermercado apenas pela proximidade.

É calculado que cerca de 80% das empresas de bens de consumo embalados migrarão para esse novo modelo de negócios até 2025.

Tecnologia e desempenho: A velocidade de entrega e a logística podem ser grandes desafios para os supermercados online. Assim, espera-se que até o ano de 2025 o modelo de entregas super-rápida (até 10 minutos) mude o cenário de compras online, estimulando o consumidor a comprar mais vezes e em menor quantidade.

Portanto, as cadeias de suprimento tendem a estar cada vez mais envolvidas com transformações tecnológicas, especialmente voltadas à robótica e radiofrequência.

Além disso, já é possível encontrar embalagens inteligentes que comunicam ao usuário a qualidade do produto. Embora ainda não seja distribuída em larga escala no Brasil, já é possível encontrar com facilidade essa tecnologia nos Estados Unidos e no Japão.

Leia também: Construtechs: Novas tecnologias da construção civil

Mas será que os Supermercados Online são lucrativos?

alimentos perecíveis nos supermercados online desvantagens
A adaptação de alimentos perecíveis para os supermercados online se mostrou um enorme desafio para as empresas.

Um dos grandes questionamentos que se faz acerca dos supermercados online é até que ponto esse modelo de negócio se torna lucrativo para a empresa, afinal, estamos falando de produtos físicos de pronta entrega.

Eu concordo plenamente com você, é realmente bem difícil conciliar alguns aspectos desse modelo de negócios, principalmente se tratando da logística.

Entregar produtos frescos em boa qualidade ainda é um processo bem caro e muitas vezes o preço pode não ser atrativo para o cliente. Como forma de sanar essa objeção, é comum encontrar grandes varejistas absorvendo esses custos.

Além disso, por se tratar de varejo, as entregas de pequenas compras podem ser bastante prejudiciais às empresas.

No entanto, esses são problemas que já possuem soluções e, com o tempo, muitas outras irão aparecer.

Falando sobre a entrega de produtos frescos, o supermercado online Mercado Varejista, um dos maiores da área, possui uma forma bastante conveniente de fazer entregas. Segundo Hugo Fernando Gomes, sócio administrativo da empresa, o serviço personalizado é um grande diferencial da empresa.

Ao cumprir entregas de alimentos como carnes e pães, por exemplo, os produtos são preparados minutos antes da entrega ser realizada. Dessa forma, o cliente pode continuar desfrutando de alimentos frescos, ainda que a compra seja realizada através da internet.

Hábitos dos consumidores podem afetar o crescimento dos Supermercados Online

Se você gosta de ir ao supermercado fazer compras, com certeza sentiu um pouquinho de rejeição aos supermercados online.

Um levantamento realizado pela Bain & Coem parceria com o Google revelou que muitos costumes que possuímos podem acabar prejudicando a evolução dos supermercados online.

Muitas pessoas declararam aos pesquisadores que acham muito mais fácil procurar pelos corredores dos mercados por um item, do que navegar nos sites de e-commerce e adquirir o produto.

Desde os seus primórdios, os supermercados estudaram as melhores formas de organizar suas prateleiras. Portanto, é totalmente compreensível que grande parte dessa negação aos supermercados online seja fruto do sucesso dessas estratégias.

No entanto, se você pensar logicamente, em questão de tempo e praticidade não há o que discutir, os supermercados ganham. Dessa forma, a causa dessa negação pode ser a falta de intimidade das pessoas com os meios digitais, além da desconfiança.

Fato é que nenhum negócio online poderá substituir o prazer que muitos sentem em sair logo de manhãzinha para comprar um pão fresquinho.

Além disso, é bastante provável que certos hábitos, como fazer listas de compras, escolher as próprias verduras e andar pelas prateleiras do supermercado, sejam grandes obstáculos para o crescimento dos supermercados online.

Por isso, os varejistas apostam bastante na fidelidade dos consumidores do e-commerce.

A partir dos estudos da Bain & Co, foi possível perceber que quando o cliente se acostuma com o layout dos supermercados virtuais, maiores são as chances de voltarem a comprar lá.

Além disso, as grandes marcas que já conhecemos possuem uma chance muito maior de fidelizar clientes do que os varejistas que surgiram na internet.

Como as grandes marcas se adaptaram aos Supermercados Online

Segundo a ABRAS, Associação Brasileira de Supermercados, 11 das 20 maiores companhias de supermercados já realizaram vendas online. Além disso, uma pesquisa realizada pela BSP (Brasil Supermercados Online) revela que, até o ano de 2023, o faturamento anual dos supermercados online movimentará por volta de R$ 48,65 bilhões.

Enquanto 2023 não chega, vamos dar uma olhada em como as principais redes de supermercado estão se adaptando ao mercado online.

Carrefour.com

O Carrefour estreou sua loja online ainda em 2017, atuando nos principais bairros de São Paulo. No entanto, o supermercado online já atende inúmeras cidades no Brasil.

Para lidar com o problema de estoques e entregas, Luiz Escobar, diretor do Carrefour.com, usa uma estratégia diferenciada para reduzir as falhas nos pedidos online.

O empresário percebeu que, a partir do momento que o estoque do seu e-commerce depende do estoque da loja, pode ter uma grande chance de outro consumidor comprar determinado produto pedido pelo cliente virtual.

Assim, Luiz Escobar optou por criar um centro de distribuição específico para o e-commerce, na zona sul de São Paulo.

Home Refill

A startup Home Refill funciona como uma “reguladora de estoque” dos habitantes das principais metrópoles brasileiras. Dessa forma, a empresa não vende produtos perecíveis, como explica o gerente de gestão e finanças da empresa, Vinício César.

Assim, a Home Refill só faz os pedidos às indústrias após a compra. Portanto, os produtos adquiridos pelo cliente levam até 6 dias úteis para ser entregue.

No entanto, César afirma que a tendência é que, conforme o consumidor compre da empresa, o prazo diminua.

A startup já possui mais de 100 mil cadastros online na sua plataforma online, atendendo a Grande São Paulo. Contudo, a Home Refill afirmou também que pretende expandir a marca para o litoral e interior do estado paulista, atendendo cidades como Sorocaba e Campinas.

Além disso, a empresa já está presente nos negócios internacionais, possuindo uma operação-piloto na Arábia Saudita e, em breve, na Índia e África do Sul.

Pão de Açúcar

Em 2019, o Grupo Pão de Açúcar (GPA) anunciou o início da operação do James Delivery em São Paulo, um aplicativo que reúne encomendas, entregas de produtos de restaurantes, drogarias e supermercados.

Assim, o aplicativo será uma plataforma de entrega exclusiva das redes de supermercado Exta e Pão de Açúcar, que já possuem os seus supermercados online atendendo algumas localidades.

Portanto, a expectativa da companhia é que, até o final de 2019, toda a capital paulista esteja inclusa nos serviços de entrega da plataforma.

Após o primeiro objetivo concluído, o GPA afirmou que planeja levar o James Delivery para outras dez cidades brasileiras.

Além disso, o GPA disse também que irá oferecer frete grátis para clientes que cumprirem algumas tarefas, como por exemplo, indicar para outras pessoas o site do Extra. Assim, se o cliente indicado realizar uma compra acima de R$ 99 na categoria de alimentos e bebidas, ambos ganharão frete grátis.

Conclusão

Sem dúvidas, os supermercados online prometem criar enormes mudanças na forma como fazemos as nossas compras do mês.

Acredito que essa é uma ótima maneira de otimizar o seu tempo, afinal, não precisamos encarar filas nem ficar procurando produtos entre as prateleiras. Assim, em poucos minutos conseguimos comprar itens que demorariam uma eternidade nos supermercados.

Embora a parte da logística ainda seja um grande desafio para muitos supermercados online, é perceptível que, em pouco tempo, grande parte dessas adversidades serão superadas e comprar carne e frutas pela internet se tornará algo muito mais simples do que imaginamos.

Contamos com sua participação. Envie seus comentário, dicas, sugestões, críticas (sendo positivas ou negativas!!). Você nos ajudará muito a trazer conteúdos de muita relevância pra quem deseja algo legal.

Te convido também a seguir minhas redes sociais. Você poderá me encontrar no Youtube, LinkedIN, Facebook e Instagram. Dá um pulinho lá 😀

No comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *