Saúde no bolso: 7 aplicativos para ser mais saudável!

aplicativos para melhorar a saúde

A oportunidade de acessar qualquer coisa de qualquer lugar do mundo é apenas um dos grandes benefícios que a tecnologia proporciona a nós atualmente. Mas, e se eu te falasse que também existem aplicativos que ajudam a melhorar a sua saúde?

Com a tecnologia e a enorme disseminação de conhecimento na internet, nunca foi tão fácil cuidar da saúde sem precisas sair de casa. Poderíamos dizer que apenas ao utilizar a PlayStore ou AppleStore, temos acesso a diversos “médicos” e recursos que podem melhorar a forma como cuidamos da nossa saúde. Para se ter ideia, é possível até mesmo encontrar aplicativos que fazem o diagnóstico de doenças.

Na minha coluna na CBN eu também tratei deste tema tão importante nos dias de hoje. Cada vez mais estamos buscando proporcionar uma melhor qualidade de vida para as pessoas e saúde é um dos principais pontos no nosso cotidiano.

Quando falo em aplicativos que podem ajudar a manter a sua saúde durante o dia a dia, suas funcionalidades podem variar bastante. Na verdade, ele pode ser apenas um simples alarme que toca de hora em hora lembrando você de beber água, ou até mesmo sofisticados aplicativos que acompanham os padrões de sono do usuário.

No entanto, antes de darmos continuidade ao artigo, quero lembrar para você que nenhuma dessas dicas que irei passar para você conseguem substituir uma consulta médica.

Por isso, tenha em mente que esses aplicativos irão ajudar você a ter uma vida mais saudável, serão aquela mãozinha que todos precisamos para começar. Porém, de forma alguma deverão sobrepor visitas ao médico em caso qualquer problema de saúde.

Agora que já estamos entendidos, vamos ao que interessa!

Nesse artigo, iremos tratar sobre:

  • A transformação da tecnologia na área da saúde
  • Por que usar um aplicativo para a saúde? Te dou 4 motivos!
  • 7 aplicativos para melhorar a saúde

Confira!

A transformação da tecnologia na área da saúde

Filas que não acabam, longas esperas nas salas de consultas, pessoas doentes sem atendimento. Sem dúvidas, essa é uma cena que tende a ficar cada vez menos comum, afinal, a tecnologia promete mudar drasticamente o cenário da saúde nos próximos anos.

A utilização do Big Data e das soluções na nuvem, por exemplo, estão cada vez mais presentes no dia a dia dos hospitais. Na prática, isso quer dizer diagnósticos mais precisos e processamento de dados e diagnósticos mais rápidos, redução de custos e até mesmo a otimização do tempo dos profissionais. Como consequência, mais conforto e segurança para os pacientes.

Porém, não pense que serão afetadas apenas a velocidade nas consultas e a maior assertividade dos diagnósticos, apesar de serem também importantíssimos para o setor. Na verdade, o que tende a acontecer com cada vez mais frequência é o tratamento sem precisar sair de casa. Mais especificamente, estou falando de prevenção.

Fala a verdade, um monte de práticas e costumes que nossos pais e avós tinham em relação à saúde, hoje são completamente rejeitadas por você ou pelas novas gerações. Grande parte dessa mudança se deve à grande quantidade de informações que possuímos na internet e pela mídia. Dessa forma entendemos que a maioria daquelas “mandingas” eram apenas efeito placebo e superstição.

Assim como a internet e suas informações possibilitaram melhores tratamentos nos postos de saúde e a conscientização da população em relação a essas práticas, ela também será o grande fator que irá revolucionar os próximos anos.

Isso, pois os softwares para aparelhos móveis que irão gerir a nossa saúde estão cada vez mais comuns e acessíveis; sim, estou falando daqueles aplicativos que encontramos nas lojas online. Acredite ou não, eles são o futuro da saúde preventiva no mundo inteiro. Sobre isso, trataremos mais à frente.

Também acredito que é importantíssimo destacar a evolução da nanotecnologia que, por sua vez, está desenvolvendo aplicações para a detecção de células cancerosas e para o aumento da eficácia de medicamentos.

A impressão 3D também é outra tecnologia importantíssima na área da saúde que precisamos ficar de olho. A possibilidade de fabricar partes do corpo humano, por exemplo, como órgãos e membros, está cada vez mais perto de se tornar uma realidade.

Por que usar um aplicativo para saúde? Te dou 4 motivos!

Sem dúvidas, a quantidade de informações que possuímos hoje graças à internet é a principal responsável por diminuir as intermináveis filas nos hospitais públicos.

Isso, pois os pacientes podem entrar a qualquer momento no navegador e procurar remédios caseiros para gripe, febres e acidentes.

Além disso, também permite que os médicos acessem rapidamente banco de dados para profissionais da saúde em que podem procurar informações e remédios para determinado quadro e tomar decisões de maneira proativa.

No entanto, o mais incrível de tudo é a possibilidade de baixar aplicativos móveis no seu celular que são dedicados a inúmeras categorias, como atendimento de emergência, estilo de vida saudável e até mesmo para consultas médicas online.

Portanto, não é à toa que cerca de 93% dos médicos acreditam que esses aplicativos podem trazer ganhos significativos à saúde dos pacientes. Além disso, cerca de 80% dos médicos também fazem o uso da tecnologia móvel para dar assistência aos pacientes.

Sendo assim, aqui vão 4 motivos para você usar aplicativos que ajudam a sua saúde:

1. Acesso imediato a atendimento médico

Ter o controle do seu próprio tempo é algo que todos buscam hoje em dia. Isso, pois eu tenho certeza que nem você nem ninguém gosta de ficar horas em uma fila esperando para ser atendido pelo médico.

Assim, os aplicativos de saúde nos celulares proporcionam aos usuários acesso a atendimentos sob demanda, específicos para o problema que estão enfrentando. Afinal, podemos solucionar, de qualquer lugar, problemas de saúde não emergenciais de maneira bastante rápida e prática, apenas com alguns cliques.

Esses aplicativos podem ser, por exemplo, um mini banco de dados que disponibiliza aos usuários práticas saudáveis para o dia a dia, textos informativos sobre o tratamento de doenças comuns ou até mesmo remédios caseiros à base de plantas.

Além disso, também é uma mão na roda para pessoas que moram em áreas remotas ou distantes de serviços de saúde, ou que não possuem disponibilidade para irem ao hospital.

Hoje em dia, já é possível encontrar centros médicos que possuem aplicativos para agendamento médico e até mesmo para visitas domiciliares ou consultas com especialistas por meio de vídeo ou bate-papo.

Também conseguimos comprar medicamentos on-line, sem precisar sair de casa para ir a um hospital ou farmácia.

2. Diminui o risco de erros de diagnóstico

Se você conhece alguém que já teve o seu diagnóstico médico errado, com certeza sabe o quão grave pode ser as consequências disso. No entanto, a tecnologia consegue diminuir bastante as chances de isso ocorrer.

Isso, pois os aplicativos de assistência médica com recursos inteligentes de diagnóstico conseguem fornecer um monte de informações adicionais aos profissionais da saúde, até mesmo previsões de medicamentos.

Além disso, diversas empresas focam no desenvolvimento de aplicativos móveis de saúde para médicos, nos quais integram recursos adicionais para ajuda-los na utilização desses softwares com instalações em nuvem para o armazenamento registros de pacientes.

Dessa forma, aquelas respostas que o paciente não sabe responder sobre o histórico médico da família ou dele mesmo pode ser melhor controlado para que não aconteça erros no diagnóstico.

3. Redução de despesas médicas

Uma das principais vantagens de se utilizar aplicativos de saúde no celular é justamente a redução de despesas médicas, que costumam ser exorbitantes.

Isso, pois inúmeras tarefas podem ser realizadas por meio dos aplicativos, entre elas as consultas on-line, agendamentos e até mesmo a compra de remédios, além de prevenção e tratamento de casos mais simples.

Outra vantagem é que existem aplicativos que mostram os principais hospitais da sua cidade. Dessa forma, você tem em mãos uma excelente oportunidade de escolher os hospitais com os preços mais acessíveis ao seu orçamento, de qualidade e sem nem precisar sair de casa.

4. Conseguimos controlar melhor a nossa própria saúde

Em alguns aplicativos de assistência médica, já é possível monitorar a nossa própria saúde de diferentes formas. Você pode fazer relações entre o seu peso e idade, açúcar no sangue e até mesmo controlar a sua própria dieta.

Também existem softwares que lhe ensinam o passo a passo para medir a pressão arterial, batimento cardíaco e até mesmo medir o seu nível de colesterol, tudo on-line.

Esses aplicativos também atendem as nossas necessidades mais simples, como lembrar-nos de beber água ou fazer receitas saudáveis usando os alimentos que possui em casa.

7 aplicativos para melhorar a sua saúde

Se você está sempre de olho na sua saúde e quer melhorar ainda mais, tenho certeza de que irá encontrar aplicativos bastante úteis nessa lista, tanto para IOS quanto para Android. Confira!

1. Beba Água

Todos sabemos que a água é o recurso mais valioso para nós, afinal, mais de 60% do nosso corpo é composto do líquido. Por isso, quem toma pouca água todos os dias pode ter sérios problemas de saúde, como desidratação, além de afetar diretamente nas principais funções do nosso organismo.

Apesar de muitas pessoas falarem que é necessário beber ao menos 2 litros de água por dia, isso costuma variar bastante de pessoa para pessoa. Em alguns casos pode ser mais, em outros menos.

De qualquer forma, temos que tomar bastante água. Para isso, o Beba Água envia notificações de tempo em tempo para que lembrá-lo de beber água.

Eu sei que a ideia parece meio boba, mas sejamos sinceros, ninguém se lembra de parar suas atividades para beber água. Quando percebemos, já estamos com a boca seca e morrendo de sede.

Além disso, é possível adicionar no aplicativo outros líquidos que você bebeu, para acompanhar o quão bem de água está no dia.

2. Medite.se

Ter um corpo saudável não vale de nada se não possuímos uma mente sã.

Por isso, a prática da meditação está ficando cada vez mais comum, afinal, meditar é um dos melhores caminhos para limpar e mente, melhorar a memória e nos proporcionar insights poderosos.

Para atender a essa enorme demanda de curiosos que buscam melhorar a saúde através da meditação, o Medite.se é um excelente guia para você começar. Além de trazer inúmeros exercícios de meditação que vão desde os níveis iniciantes até os mais avançados, é bastante simples e fácil de usar.

3. Fitbit

Se você quer controlar melhor a sua saúde e manter uma boa rotina de treinos, o Fitbit será bastante útil para você.

O aplicativo ajuda a monitorar o seu peso, a quantidade de passos que você deu durante o dia, a qualidade do seu sono, quanta água você bebeu durante o dia e até mesmo as calorias queimadas durante os exercícios.

4. Socorro

Desculpe pelo pessimismo, mas a verdade é que a todo momento estamos correndo o risco de sofre algum acidente ou presenciar algum. Por isso, saber como se portar em uma situação como essa pode salvar vidas, inclusive a sua.

Nesse caso, a melhor opção é o Socorro, um aplicativo desenvolvido por brasileiros e que reúne informações médicas bastante relevantes.

O lema do aplicativo é: “Esperamos que você nunca necessite deste aplicativo, mas caso precise, ele poderá salvar a sua vida”.

Ele funciona como uma mini ficha médica, contendo as principais informações do usuário, como altura, peso, tipo sanguíneo, alergias e até mesmo hospitais de preferência em caso de acidente.

Além disso, é possível cadastrar o número de alguém de confiança para pedir socorro em casos de necessidade. A mensagem é enviada de maneira automática para o amigo, através de SMS ou pelo Twitter.

Infelizmente, esse aplicativo só está disponível para IOS. No entanto, se você possui Android, o aplicativo Medical ID: Emergência é bastante similar ao Socorro e está disponível na PlayStore.

5. Sleep Cycle

Ter uma boa noite de sono é fundamental para qualquer pessoa, afinal, isso pode afetar completamente como será o seu dia seguinte. Para isso, o Sleep Cycle é um excelente aplicativo e com certeza vai ser bastante útil para a sua saúde.

Entre as suas principais funções, ele calcula a eficiência e acompanha os seus ciclos de sono, analisa variáveis que podem afetar a sua noite (como café, exercícios físicos e estresse) e até mesmo os sonhos e pesadelos, além do seu próprio humor.

Dessa forma, ele faz um profundo diagnóstico da sua qualidade de sono, levando em conta o tempo que você passou acordado, o seu ronco e até mesmo o período que você demorou para sair da cama.

Além disso, ele possui um despertador inteligente que toca apenas no melhor momento do seu sono para você acordar bem, o que chamamos de fase leve do sono.

Portanto, o Sleep Cycle é excelente para que tem dificuldades de dormir ou acordar.

6. MySugr

Esse aplicativo é bastante útil para quem possui diabetes. Além de oferecer análises diárias, semanais e mensais da quantidade de açúcar que você ingeriu, o MySugr também consegue monitorar o consumo de nutrientes e carboidratos.

Dessa forma, você possui total controle para comer bem sem ficar preocupado com a saúde.

7. NutraBem

O NutraBem foi criado por nutricionistas brasileiros e como você deve imaginar, possui como principal objetivo ajudar na sua reeducação alimentar.

É importante dizer que ele foi desenvolvido de acordo com os principais hábitos alimentares do nosso país, o que tornar muito mais fácil e consistente controlar as calorias que ingerimos e a escolha de alimentos.

Além disso, o NutraBem possui inúmeras funcionalidades para melhorar a saúde do usuário, como o cálculo de Índice de Massa Corporal (IMC). A partir disso, ele analisa a sua alimentação e faz algumas sugestões de mudança na sua alimentação para deixar as refeições mais balanceadas, inclusive se o seu objetivo for perder peso de forma saudável.

Sabe o melhor de tudo? Esse aplicativo não precisa de internet para funcionar! Dessa forma, é possível você simular suas refeições, calcular suas metas de energia e se manter atualizado e saudável mesmo fora de casa.

Ao todo, o NutraBem disponibiliza aos usuários mais de 1.500 receitas e alimentos, registro de consumo de água, calculadora de calorias, acompanhamento semanal de consumo e até mesmo um histórico detalhado sobre a sua perda de peso.

E aí, o que você achou dos aplicativos para a saúde que mostrei para você? Não se esqueça de compartilhar esse artigo nas suas redes sociais e se sobrou alguma dúvida, escreva nos comentários que será um prazer responder você.

#VamosEmFrente!

No comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *